Neste primeiro texto quero deixar claro para vocês, que eu não sou (nem meus filhos) uma extremista que só come alface rs, pelo contrário, consumo ainda muita “porcaria” e por este motivo, comecei a parar, pensar e buscar mais informações de como eu poderia melhorar a alimentação da minha família.


A alimentação balanceada na infância, pode influenciar na saúde de vida adulta e isso me fez abrir os olhos e mudar muitos hábitos aqui em casa. E o principal deles é o exercício de descascar mais e desembalar menos. E quando eu falo de desembalar produtos industriais, não falo só de bolacha recheada, salgadinhos, suco de caixinha, fast food e etc, que esses NÓS SABEMOS o mal que faz, por conterem grandes quantidades de gorduras, açúcares, sal, conservantes, corantes e por aí vai.


Estou falando de realmente tentar desembalar menos inclusive os industrializados “do bem”. Sim, eles são uma ótima alternativa neste mundo corrido e sem tempo para nada que vivemos hoje. Mas ao menos tentem, procurem na medida do possível da sua rotina, descascar mais, oferecer alimentos naturais para sua família, pois hoje o numero de obesos no Brasil é assustador, 18,9% e 54% da nossa população tem sobrepeso (Dados da Vigitel 2018) e estes números vem aumentando justamente com o aumento nestas últimas décadas da oferta de produtos processados e ultra processados cheios de sabor e embalagens atrativas.


Houve uma mudança muito grande na forma do homem se alimentar, antigamente se descascava mais, hoje se desembala mais e nós precisamos virar este jogo, resgatar as refeições em família preparadas em casa. Comece pelo final de semana ou seu dia de folga.


Sim eu sei como é difícil e acredito também que podemos conviver em harmonia, consumindo alimentos de todos os tipos, procurando sempre um equilíbrio entre o que é saudável e faz bem ao corpo e o que é “porcaria”, afinal o alimento além de nutrir, traz alegria e prazer.


Então vamos em busca de informações e opções que possam nos trazer este equilíbrio e saúde.


Eu estou aqui para ajudar vocês com ideias, dicas, receitas e troca de experiencias. Ah! Mais uma coisa, meu próximo texto irei linkar o desembalar menos com a nossa atual e absurda produção de lixo, e como podemos mudar isso. Fiquem de olho!!!





Por Laila Leonel @maedemeninos